Strandbeest - animais de areia
- nelioisonfire
- 6 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Os strandbeests ou animais de areia, criação do artista Theo Jansen, impressionam não somente por sua engenhosidade e beleza mas também pela atmosfera poética que criam ao andar sobre a areia, movidos pelo vento.
As esculturas de Theo, resultado de um complexo trabalho de engenharia, são pensadas a partir de modelos computadorizados e ganham forma através de uma estrutura feita de tubos de plástico amarelos. Inspiradas pela teoria da evolução de Darwin, são capazes de caminhar, evitar obstáculos e até recuam diante da água do mar.
Mas como isso é possível? Há um mecanismo que funciona à base de um tubo que vai sugando ar, enquanto o animal anda sobre a areia. Quando este chega perto do mar e o tubo suga água, encontra resistência e faz com que todo o “animal” e sua estrutura se desloquem em outra direção. Além disso, quando há uma tempestade, o vento aciona um mecanismo que funciona como uma âncora, fincando uma estaca na areia, fazendo o animal parar até que cesse o mau tempo.
Criados há mais de 20 anos, os tubos utilizados por Jansen são leves e baratos e dão às esculturas uma aparência semelhante a ossos, que nos remetem a esqueletos animais pré-históricos. Talvez seja por isso que as esculturas causem tamanho espanto e deslumbramento aonde quer que passem.
Fonte: http://vidagaia.com.br/blog/2013/11/theo-jansen/
Fonte: http://www.strandbeest.com/
Comments